Novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região são inauguradas

    Espaço leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento

     

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) inaugurou, no dia 29 de fevereiro, as novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região. O espaço foi revitalizado e nomeado “Centro de Memória Desembargador Federal Sérgio Nascimento”, em homenagem ao magistrado falecido no dia 19 de fevereiro deste ano. O local se encontra no mezanino do edifício-sede, na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul.

    O evento foi conduzido pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e contou com a presença do governador do estado de Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel; do presidente eleito do TRF3 para o biênio 2024-2026, desembargador federal Carlos Muta; e da procuradora-geral do Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia.

    O objetivo foi preservar o acervo histórico, promovendo um ambiente acessível e inclusivo, que permita ao público conhecer ou relembrar momentos importantes da história do Tribunal, contados por meio de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.

    Na ocasião, a presidente do TRF3 ressaltou a inauguração do espaço e a exposição de obras sul-mato-grossense. “Aqui a arte e a história do Tribunal estão valorizadas”, afirmou.

    Para a coordenadora da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França, o sentido da memória reside no “resgaste do passado, a vivência do presente para a construção do futuro”.

     

    Homenagem

    O Centro de Memória leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento. O filho do magistrado, Sérgio André, mencionou como o Memorial se adequa ao trabalho desenvolvido por seu pai, que tinha muito comprometimento com a justiça social.

     

    Exposição artesanato sul-mato-grossense

    No evento, a presidente do TRF3, o governador e a procuradora-geral assinaram dois termos de convênio: para a cessão de obras sul-mato-grossense e para intercâmbio cultural, técnico e científico.

    Para o governador, o estado e o Tribunal estreitaram relações ao longo do tempo e isso é simbolizado pela exposição. “A nossa cooperação está expressa por meio da cultura e do artesanato”.

     

    Exposição Pop Rua Jud

    No espaço também foi inaugurada exposição sobre o “Programa Pop Rua Jud”, com fotos que receberam um QR Code, direcionando o visitante a vídeos com depoimentos.

    O Pop Rua Jud é organizado pelo TRF3, com mutirões destinados ao atendimento à população em situação de rua. Ele é realizado em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais para oferecer serviços de cidadania, como expedição de documentos, de assistência social e de saúde, além do acesso à justiça.

    Em 2023, o Tribunal promoveu ações nas cidades de São Paulo, Iaras, Fernandópolis, Osasco, Sorocaba, Santos, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André, no estado de São Paulo; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

     

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.