TRE-MS encerra curso de formação política com abraço simbólico a favor da democracia

    Formação oferecida pela Justiça Eleitoral debateu questões sobre cidadania e direitos

     

    O Curso Básico de Formação Jurídica para Política, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), realizou sua cerimônia de encerramento na tarde desta sexta-feira, 05 de Agosto. Estiveram presentes autoridades do poder judiciário e alunos da formação.

    Iniciado no dia 2 de Julho, o objetivo do curso é esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a política e o cenário democrático brasileiro. As aulas ocorreram de modo online, contemplando populares de outros estados, e presencial.

    São mais de 60 certificados emitidos para os participantes. Formação foi voltada à comunidade em geral, com presença de líderes de movimentos LGBTQIAP+ e Negro, estudantes, universitários, candidatos e líderes comunitários.

    A coordenadora do curso, juíza federal Raquel Domingues Amaral, afirma que o objetivo do tribunal é “trabalhar a educação para a cidadania”, esclarecendo a importância do voto, da Justiça Eleitoral (que está completando 90 anos) e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

    “O curso esclarece e elimina desinformações. A importância é formar cidadãos conscientes sobre a importância da democracia, então o curso esclarece muitas dúvidas que o eleitor tem”, explica Dr. Raquel.

    Servidor Público, Laudo Pinheiro da Silva, de 52 anos, foi um dos participantes da formação. Ele frisa a importância da população entender a política sob o prisma da constituição e das leis.

    “O cidadão, conhecendo seus direitos, tem argumentos, pode defender a democracia e se tornar pró-ativo em sua defesa”, afirma.

    Durante a cerimônia, a coordenadora falou aos presentes sobre a importância da razão para resolver conflitos políticos e dialogar sobre a convivência política e social. Usando a metáfora de labirinto, exortou sobre a importância do debate e tolerância.

    Para ela, “labirinto da pós-modernidade” há uma pluralidade de cidadãos e também desinformação, que bloqueia caminhos para o diálogo. A intolerância e a mentira são os principais bloqueios para a democracia.

    “Nossas mãos entrelaçadas nos tirarão do labirinto”, afirmou a Juíza Federal, pedindo para todos darem as mãos em gesto simbólico do lado externo do prédio do TRE.

     

     


     Escrito por Isabela Duarte para o portal Diário Digital.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.