Presidente da Ajufe debate novas regras para os crimes de responsabilidade em audiência no Senado

    O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou da audiência pública realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, nesta quinta-feira (28/09). O encontro, coordenado pelo senador Weverton Rocha (PDT/MA), debateu o Projeto de Lei 1.388/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), que altera os ritos processuais relacionados aos crimes de responsabilidade e novas regras de impeachment.

    Durante sua fala, o presidente da Ajufe levantou três pontos principais que preocupam a Associação. Alves destacou os artigos 14, 15 e 16, que tratam dos crimes de responsabilidades dos magistrados. O primeiro problema seria de trato formal, já que o meio utilizado não é a LOMAN. Também duas questões materiais, uma quanto à natureza do crime em relação à magistratura e também eventual violação de independência dos Poderes.

    “As questões relativas à magistratura devem vir, primordialmente, no seu respectivo estatuto, a LOMAN. As questões da magistratura devem ser previstas e colocadas lá. Esse é primeiro aspecto, a necessidade de uma via formal adequada. Outro ponto, entrando na parte de direito material, é a própria imputação de crimes de responsabilidade e a possibilidade de impeachment quanto a magistrados. Esse é um crime voltado a agentes ligados à política. Sendo assim, o crime de responsabilidade não compatível com a atividade da magistratura. E para finalizar, o último ponto é a própria violação de cláusula pétrea, interferência entre Poderes. Isso acaba causando um cerceamento à atividade jurisdicional que é ampla”, disse.

    O texto em discussão é derivado do anteprojeto elaborado pela comissão de juristas instalada em 2022 para atualizar a Lei do Impeachment (Lei 1.079, de 1950).

    Também estiveram presentes, representando a Ajufe, o vice-presidente na 3ª Região, Alexandre Saliba, a secretária-geral e diretora de prerrogativas, Ana Lya Ferraz, o diretor de assuntos jurídicos, Fábio Ramiro, a diretora Mária Rúbia, e os associados Lucas Guedes, Daniel Raupp e Ney Gustavo Andrade.

    WhatsApp Image 2023 09 28 at 14.05.52

    Assista a audiência pública: https://youtu.be/aGEoxOD_Q70

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.