Diretor jurídico da Ajufe debate o PL 494/2019 em audiência na Câmara

    O diretor jurídico da Ajufe, Fábio Ramiro, representou a associação, nesta quinta-feira (28/9), em audiência pública na Comissão de Trabalho (CTRAB) da Câmara dos Deputados para debater o PL 494/2019. A proposta altera o Código Penal para tipificar o crime de demissão por motivo ideológico e atribuir à justiça trabalhista competência para processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho.

    Durante o debate, o diretor da Ajufe trouxe dados do levantamento Justiça em Números 2023, do Conselho Nacional de Justiça, que corrobora o entendimento de que a estrutura da Justiça Federal consegue comportar toda a demanda relativa aos crimes contra a organização do trabalho. Por essa razão, a associação é contra o PL em questão e entende que a matéria é inconstitucional.

    Durante exposição na audiência, o diretor Fábio Ramiro defendeu a competência da Justiça Federal para tratar o tema. “A Justiça Federal brasileira é a justiça que deve continuar julgando todos os crimes que o constituinte originário lhe atribuiu através do artigo 109 da Constituição e porque ela vem fazendo isso de forma adequada, correta e buscando sempre a aplicação do melhor direito para todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

    O PL aguarda deliberação do parecer da relatora, deputada Erika Kokay.

    magistrados audiencia

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.