Diretoria da Ajufe reúne-se com conselheira Salise Sanchotene para apresentar projeto de valorização de magistrados aposentados

A diretora de Assuntos de Interesses dos Aposentados da Ajufe, Maria Helena Rau, acompanhada do vice-presidente da 4ª Região, Marcelo Roberto de Oliveira, e da secretária-geral, Ana Lya Ferraz, reuniram-se, nesta quinta-feira (16/2), com a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Salise Sanchotene. O objetivo do encontro foi a apresentação de um projeto voltado à valorização dos magistrados aposentados.

A iniciativa propõe a adoção, por todos os tribunais, de um programa de preparação à aposentadoria, de carácter multidisciplinar, integrando conhecimentos médicos, psicológicos, sociais e legais.

A diretora Maria Helena Rau avalia a importância da implementação do projeto. "Com a adoção desta proposta, o Judiciário brasileiro estará se alinhando aos ODS da ONU para a concretização do direto à participação e continuidade de contribuição na construção da sociedade após a aposentadoria", afirma.

O objetivo principal do projeto é preparar o magistrado quanto às mudanças que serão enfrentadas por ele após a aposentadoria. E, ainda, estimular os tribunais na criação de espaços para que o magistrado aposentado possa continuar colaborando com os órgãos em cursos de capacitação, de formação continuada e formação de formadores. No mesmo sentido, propõe-se a inserção dos magistrados aposentados no quadro docente dos cursos de formação dos ingressos na magistratura, bem como conciliadores e facilitadores na Justiça Restaurativa.

A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, acredita que a iniciativa traz benefícios aos aposentados, à instituição e à sociedade. "Nota-se uma situação antes inusual, mas que tende a não somente permanecer como aumentar no poder judiciário: várias gerações atuando juntas, dividindo tarefas, responsabilidades e opiniões. Saber tirar proveito desse cenário com perfis comportamentais distintos é uma tarefa que, quando bem feita e planejada certamente trará resultados excelentes, não somente a instituição, mas aos jurisdicionados e a sociedade como um todo", finaliza.

Visita ao presidente do TRF4 - Após a visita à conselheira Salise Sanchotene, os membros da Diretoria da Ajufe reuniram-se com o presidente do TRF4, Ricardo Teixeira do Valle. Na oportunidade, o projeto de valorização dos aposentados também foi apresentado ao magistrado.

WhatsApp Image 2023 02 16 at 17.39.35

Tags: