CNJ celebra 15 anos do “Conciliar é Legal” com lançamento de livro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta segunda-feira (24/11), a obra “Conciliar é Legal – 15 anos da Resolução CNJ 125/2010”. A publicação marca as celebrações de uma década e meia da norma que instituiu a política pública de tratamento adequado de conflitos no âmbito do Judiciário.

A Ajufe esteve representada no evento pelo vice-presidente da entidade na 3ª Região, Alessandro Diaferia, e pela secretária-geral, Ana Lya Ferraz.

Organizado pela conselheira Mônica Nobre, o livro reúne reflexões e experiências práticas que evidenciam a transformação em curso no sistema de Justiça e na sociedade brasileira: a valorização da cultura de paz, do diálogo e dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Durante a cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Edson Fachin, destacou o papel essencial da Resolução 125. “A conciliação é a própria essência da jurisdição democrática, pois transforma a sentença em encontro, e o litígio em diálogo. Concilia-se quando confia. Confia-se quando se reconhece o outro”, afirmou.

interna

Com profundidade e diversidade de perspectivas, os artigos da publicação demonstram como a mediação, a conciliação e outras práticas autocompositivas têm sido incorporadas às políticas públicas do Judiciário, reforçando o compromisso com uma Justiça mais democrática, acessível e voltada à pacificação social.

Acesse a versão digital da obra: https://bibliotecadigital.cnj.jus.br/jspui/bitstream/123456789/1076/1/Livro_Conciliar_e_Legal_15_anos_v6_2025_11_13.pdf

Tags: Comunicado