Cerca de 250 magistradas e magistrados federais participaram, neste sábado (25/10), da abertura do 37º Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil, promovido pela Ajufe. O evento, que tem como objetivo promover integração, troca de experiências e fortalecimento institucional, ocorre até terça-feira (28/10), em Porto de Galinhas (PE).
O presidente da Ajufe, Caio Marinho, abriu a programação oficial e lembrou que o primeiro Encontro ocorreu em 1983. Até aquele momento, haviam sido realizados dois concursos para juízas e juízes federais. Hoje, avançou tanto que permite a reunião de magistradas e magistrados do Brasil inteiro.
“O Encontro este ano reúne cerca de 600 pessoas, todas conectadas pelo mesmo propósito. No fundo permanece o mesmo espírito de 83, fortalecer vínculos humanos que sustentam a Magistratura Federal. Tudo que somos hoje é herança das mãos que vieram hoje”, disse o presidente da Ajufe.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, enviou um vídeo para a abertura. O ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também participou da mesa de abertura, junto com o ministro Reynaldo Soares (STJ), e dos presidentes dos Tribunais Regionais Federais João Batista Moreira (TRF1), Luiz Paulo da Silva Araújo Filho (TRF2), Carlos Muta (TRF3), e Francisco Roberto Machado (TRF5). Estiveram presentes também Walter Baère, diretor jurídico do BNDES, e Virginia Cardoso, superintendente nacional da CAIXA.
Em seguida, foi realizada a palestra motivacional com o psicanalista Homero Reis, que marcou o início das atividades do Encontro. O tema da reflexão apresentada por Reis foi "Homens sóis e não máquinas". Para acessar o conteúdo basta clicar aqui.
O primeiro dia de programação foi encerrado com a festa de abertura do Encontro Nacional, um momento de celebração e reencontro entre colegas e o início de mais uma edição do tradicional evento da Ajufe.

