Contar a história da Justiça Federal é também contar parte da história do Brasil. Uma trajetória marcada pela defesa da cidadania e pela busca constante por justiça social. Com esse propósito, a Ajufe e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) lançam o livro “Justiça Federal: uma história”, no dia 10 de novembro, às 19h, na sede do CJF, em Brasília (DF).
A obra, escrita pelo jornalista Rodrigo Haidar, traz prefácio do ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, e conta com a colaboração dos ministros aposentados Carlos Velloso, Pádua Ribeiro, Costa Leite e Nilson Naves.
Fruto de ampla pesquisa histórica e documental, o livro apresenta a evolução da Justiça Federal brasileira: da sua criação na Primeira República, à extinção no Estado Novo, e à reinstalação em 1946 (na segunda instância) e em 1965 (na primeira). A narrativa segue até a Constituição de 1988, marco que consolidou a instituição como pilar do Estado Democrático de Direito.
Mais do que resgatar fatos, “Justiça Federal: uma história” evidencia a força e a capacidade de renovação da Justiça Federal, reafirmando o papel da Magistratura Federal na promoção da cidadania, na defesa dos direitos fundamentais e na consolidação da democracia brasileira.
Serviço
Lançamento do livro “Justiça Federal: uma história”
Data: 10/11/25
Hora: 19h
Local: Sede do Conselho da Justiça Federal – Brasília (DF)
Confirmação de presença até 5/11 pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

