STJ realiza congresso Brasil-Japão para debater desafios do Direito

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou, nesta quinta-feira (14/8), a abertura do “1º Congresso STJ Brasil-Japão de Direito - Direitos humanos: desafios jurídicos das mudanças climáticas e da inteligência artificial". O encontro ocorreu na sede da Corte, em Brasília (DF), e contou com o presidente da Ajufe, Caio Marinho, compondo a mesa de abertura.

    O Congresso reuniu juristas brasileiros e japoneses com o objetivo de aprofundar temas como os impactos das mudanças climáticas no planeta e dos avanços da inteligência artificial nos direitos humanos, além do papel do Poder Judiciário diante desses desafios.

    INTERNA2

    O presidente da Ajufe lembrou da relação diplomática de 130 anos entre as duas nações e reforçou a importância de um evento como este para aprimorar os sistemas de justiças e até mesmo evitar erros do passado.

    “A gestão do ministro Herman Benjamin à frente do STJ tem intensificado esse intercâmbio jurídico entre países, e a grande vantagem dessa interlocução é que nós temos a possibilidade de compartilhar e ter contato com questões regulatórias diversas, mas sempre buscando as soluções que são comuns”, disse Marinho.

    INTERNA01

    O evento foi transmitido pelo Canal do STJ no Youtube (

    ), com transmissão em português e inglês, e o congresso teve o apoio da Ajufe, da Embaixada do Japão no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, da Jica, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da AMB, e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.