O Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com os Tribunais Regionais Federais, promoveu, nesta terça-feira (17/6), uma audiência pública com o objetivo de aproximar a Justiça Federal da sociedade e ampliar o diálogo com diversos setores. O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou do encontro.
A audiência foi realizada de forma virtual, aberta ao público, e representa uma etapa fundamental para a definição das Metas Nacionais do próximo ano. As propostas para 2026 serão elaboradas com base nas Metas Nacionais de 2025 e seguirão as diretrizes estabelecidas pela Resolução CNJ nº 221/2016 e pela Portaria CNJ nº 114/2016, que asseguram a participação social nesse processo.
A iniciativa busca estimular a colaboração de diferentes segmentos, como integrantes do sistema de Justiça, autoridades, acadêmicos, especialistas, representantes de instituições públicas e privadas e a sociedade em geral.
As Metas Nacionais do Poder Judiciário são compromissos assumidos pelos tribunais para garantir mais qualidade, agilidade, transparência e eficiência na prestação jurisdicional. Entre os temas prioritários debatidos na audiência deste ano estão o incentivo à conciliação, o julgamento de ações de improbidade administrativa, processos relacionados a questões ambientais, demandas de comunidades indígenas e quilombolas, além de estratégias para promover a inovação no Judiciário.
Consulta pública aberta - A Consulta Pública para a Formulação das Metas da Justiça Federal para 2026 segue disponível até o dia 30 de junho. Por meio de um questionário eletrônico, qualquer cidadã ou cidadão pode enviar sugestões para contribuir com a melhoria dos serviços oferecidos pela Justiça Federal.
Acesse o formulário: https://www2.cjf.jus.br/questionario/index.php/983815?lang=pt-BR