CNJ realiza sessão extraordinária e celebra 20 anos com solenidade e homenagens

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nesta terça-feira (10/6), a 3ª Sessão Extraordinária de 2025, na sede do Colegiado, em Brasília (DF). Durante o dia, ainda ocorreu a comemoração aos 20 anos do CNJ e um encontro com todos os presidentes de tribunais do Brasil. O presidente da Ajufe, Caio Marinho, acompanhou as atividades.

    A pauta da sessão contou com nove itens administrativos disciplinares, de controle administrativo e relacionados à atividade correicional.

    01CNJ

    No período da tarde, os presentes participaram da cerimônia solene em comemoração aos 20 anos de instalação do CNJ. O evento teve como abertura, a palestra do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, sobre as políticas judiciárias ao longo das duas décadas do órgão.

    Durante a solenidade, autoridades foram homenageadas, entre elas os Herman Benjamin (presidente do Superior Tribunal de Justiça) e Aloysio Corrêa da Veiga (presidente do Tribunal Superior do Trabalho).

    04CNJ

    Na sequência, foi lançado oficialmente o Selo Institucional dos Correios, em alusão aos 20 anos do CNJ; o painel comemorativo do artista plástico Toninho Euzébio; e um livro produzido pela Revista Justiça & Cidadania.

    Sem título 1

    Estiveram ainda presentes, representando a Ajufe, o vice-presidente na 3ª Região, Alessandro Diaferia, a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, a diretora Frana Elizabeth Mendes, e a presidente da Ajuferjes, Marceli Carvalho Siqueira.

    02CNJ

    Para encerrar o dia de atividades no CNJ, a Diretoria da Ajufe participou da reunião conduzida pelo presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, ao lado dos presidentes dos tribunais estaduais e federais em um momento de diálogo institucional sobre os rumos da Justiça brasileira. O presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou do encontro representando a Associação.

    03CNJ

     

    Histórico - Ao longo de duas décadas, o CNJ tem atuado em prol da transparência e do bom funcionamento da Justiça, com políticas públicas inovadoras e ações voltadas ao aprimoramento da estrutura e da eficiência dos tribunais em todos os ramos do Judiciário. O órgão também investe na otimização de recursos e no uso de tecnologia para ampliar o acesso à Justiça, por meio de sistemas como busca de bens, perícias e adoção.

    Atualmente, 39 políticas judiciárias nacionais estão em vigor, impulsionando iniciativas em todo o país. O CNJ também desenvolve ações específicas voltadas a grupos diversos, como mulheres, população LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas, ribeirinhos, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, em situação de rua, estrangeiros e pessoas jurídicas, com reflexos sociais e econômicos relevantes.

     

     


     Com fotos de: Luiz Silveira e Rômulo Serpa/Agência CNJ

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.