Paulo Gonet assume o cargo de procurador-geral da República

Nesta segunda-feira (18/12), o presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou da posse de Paulo Gustavo Gonet Branco no cargo de procurador-geral da República, com mandato de dois anos. A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Gonet vai suceder a procuradora-geral interina Elizeta de Paiva Ramos, que estava no cargo desde o fim de setembro, após a saída de Augusto Aras. o novo PGR também será presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), responsável pela fiscalização financeira e administrativa do Ministério Público.

 

O novo PGR - Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Membro do Ministério Público Federal desde 1987 e subprocurador-geral desde 2012, ele já exerceu diversos cargos de destaque na instituição. Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos, é professor universitário há mais de uma década e autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).

Assista ao vídeo da posse:

.

Tags: