STF elege ministros Roberto Barroso e Edson Fachin para assumir a presidência e vice-presidência da Corte no próximo biênio

O ministro Luis Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9/8), como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal. O mandato será de dois anos e ainda não há data para a posse. O ministro Edson Fachin assume a vice-presidência da Corte.

A Ajufe recebeu com alegria a notícia da eleição da nova gestão do STF e deseja sucesso aos ministros.

A sucessão da presidência e vice-presidência da Suprema Corte segue a ordem de antiguidade. Os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal que está há mais tempo sem exercer a Presidência. O segundo mais antigo, nesse mesmo critério, passa a ser o vice.

O mandato da atual presidente, Rosa Weber, termina no dia 2 de outubro, quando a ministra completa 75 anos e terá que se aposentar de forma compulsória. A ministra deve deixar a Corte no fim de setembro.

Novo presidente - O ministro Luís Roberto Barroso está no Supremo Tribunal Federal desde 2013, quando foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Natural de Vassouras (RJ), o ministro é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Trabalhou, ainda, como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB).

Barroso também é autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Vice-presidência - Nascido em Rondinha (RS), o ministro Edson Fachin graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente dá aulas Direito Civil. Antes disso, concluiu mestrado em 1986 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também fez doutorado. Fez pós-doutorado no Canadá, foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King's College, na Inglaterra. Tomou posse como ministro do Supremo em junho de 2015, indicado também pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Tags: