Abertura do V Seminário Mulheres destaca luta pela igualdade de gênero 

    Teve início, nessa quinta-feira (11/5), o V Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias, que ocorre no Tribunal Regional Federal da 5a Região, no Recife (PE). A iniciativa, realizada pela Ajufe Mulheres, comissão instituída pela Ajufe, debate, entre outros temas, a diversidade no Poder Judiciário, participação feminina na política e o combate à misoginia.

    A cerimônia de abertura contou com a participação virtual da presidente do STJ e CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e da ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri. Presencialmente participaram o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, a presidente do TRF6, desembargadora federal, Mônica Sifuentes, a vereadora de Recife e poetisa, Cida Pedrosa, e representantes dos demais tribunais, além de magistrados e magistradas federais e membros da academia e dos Poderes Executivo e Legislativo. 

    A coordenadora da Ajufe Mulheres, Camila Pullin, falou sobre a escolha do TRF5 para sediar a quinta edição do evento. "Pela primeira vez, a Comissão Ajufe Mulheres promove seu seminário fora de Brasília e a escolha de Recife para sediar o evento não foi aleatória. Esta casa, que teve em sua história apenas uma Desembargadora Federal, que muito nos honrou, Dra. Margarida Cantarelli, promovida à vaga destinada ao quinto constitucional em 1999, aposentada em 2014. Até o segundo semestre de 2022, o TRF5 nunca teve uma magistrada de carreira promovida ao segundo grau”. 

    O presidente da Ajufe, Nelson Alves, destacou o compromisso de sua gestão na luta pela igualdade de gênero, a começar pela formação da Diretoria. "Na formação da atual diretoria, contamos, no presente momento, com igualdade de diretores e diretoras pelo critério de gênero: 13 mulheres e 13 homens. Porém, ainda há muito a ser feito na nossa associação, porquanto, até hoje, jamais a Ajufe teve uma Presidente, e lá se vão mais de 50 anos de história. Em meu discurso de posse, afirmei e aqui reitero, que já passou da hora da mudança dessa realidade!”.  

    Também estiveram presentes no evento a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, a procuradora-geral do Estado de Pernambuco, Bianca Ferreira, os desembargadores federais Gilda Sigmaringa Seixas (TRF1), Carmen Silvia de Arruda (TRF2), José Lunardelli (TRF3), Cibele Benevides (TRF5), Joana Carolina (TRF5) e Germana Moraes (TRF5), e a juíza federal Sayonara Mattos, que representou o TRF4. 

    PHOTO 2023 05 12 16 29 59 2

    PHOTO 2023 05 12 16 29 59 3

     

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.