Ajufe participa, no STF e no Senado, das comemorações dos 200 anos da 1ª Assembleia Constituinte

    O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou, nesta quarta-feira (3/5), das comemorações do bicentenário da 1ª Assembleia Constituinte de 1823, promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Senado Federal. A data marca, também, o momento da criação do Poder Legislativo no país.

    Bicentenário no STF

    No STF, a presidente da Corte e do CNJ, ministra Rosa Weber, conduziu a cerimônia de abertura de seminário sobre o tema. “É imperioso preservar a memória de nossas instituições. Uma sociedade sem memória é uma sociedade sem história”, destacou Weber. Participaram da abertura o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, e o ministro do STF Gilmar Mendes.

    A proposta do seminário é discutir temas como os fundamentos do constitucionalismo e da racionalidade jurídica, além de abordar os momentos constituintes brasileiros, suas rupturas e continuidades. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do STF no Youtube, disponível em

    Bicentenário no Senado

    No Senado, a sessão especial que comemorou os 200 anos da instalação da 1ª Assembleia Constituinte de 1823 e a criação do Poder Legislativo no Brasil foi conduzida pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco. Ex-presidentes, parlamentares, magistrados(as) e juristas acompanharam os trabalhos.

    Antes da solenidade oficial, o evento contou com encenação teatral no Salão Negro do Congresso Nacional. A peça reconstituiu a reunião em que foi instalada a Assembleia Constituinte e foi assistida por 300 alunos de escolas de Brasília.

    A sessão especial está disponível em

    Pela Ajufe, participaram das duas solenidades a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, e o vice-presidente na 1ª Região, Shamyl Cipriano.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.