Projeto “Ajufe por um Mundo Melhor” será implementado no sistema carcerário de Cáceres (MT)

Nesta quarta-feira (15/03), a secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, participou da sessão solene, na Câmara Municipal de Cáceres, no Mato Grosso, para instituir o projeto “Ajufe por um Mundo Melhor (AMM)” no sistema carcerário do município.

A magistrada lembrou a importância de projetos sociais que busquem a reinserção de apenados(as), principalmente em cidades menores, como o caso de Cáceres. Reforçou, ainda, o papel da Ajufe na realização de ações de cidadania que visam mudar o estereótipo dos apenados(as) perante a sociedade. O cumprimento da pena pode e deve ser visto como um momento de ressignificação e não de exclusão.

“Ressaltamos o compromisso da Ajufe na promoção de ações de cidadania na sociedade por meio de ações de expansão do conhecimento, pois entendemos que sempre é tempo de aprender. A pena não é um fim em si mesmo, muito pelo contrário, a pena tem como uma de suas finalidades promover a reinserção social do apenado, e sabemos que isso é muito difícil. Há estigmas, há preconceitos, tanto na sociedade como no mercado de trabalho”, salientou Ana Lya Ferraz.

Na cidade de Cáceres a coordenação operacional do projeto ficará a cargo do juiz federal Francisco Antônio de Moura Júnior, titular da 1ª Vara Federal de Cáceres (MT): “o projeto é pioneiro em Mato Grosso e iniciará pela cidade de Cáceres. Nós acreditamos no ser humano e a missão da Ajufe em parceria com o Instituto Mundo Melhor e demais instituições locais é a de oferecer oportunidade de capacitação a todos os reeducandos do município”.

O coordenador do projeto, o juiz federal Rafael Wolff, enviou um vídeo agradecendo a receptividade do município e reafirmou a importância do AMM, que já está implementado em nove estados do país.

“O projeto AMM é uma iniciativa da Ajufe e do Instituto Mundo Melhor (IMM) que objetiva auxiliar na ressocialização dos reeducandos e reeducandas. Afinal, se sabe que se a pobreza fecha portas, a educação abre diamantes. Agradecemos a Cáceres por nos dar a honra em chegar abrindo janelas. Estamos muito felizes com isso. Aguardamos ansiosamente a oportunidade de entregar diplomas”.

 

O projeto

O AMM é um projeto educacional, criado pela Ajufe e pelo IMM, voltado para apenados e apenadas, que oferece cursos virtuais nas áreas da saúde, educação, informática, idiomas, administração, entre outros, na busca de auxiliar na recolocação dos(as) apenados(as) ao mercado de trabalho.

O projeto prevê a destinação de valores de contas de prestação pecuniária para aquisição de diversos materiais, visando a instalação de salas virtuais de aprendizagem em unidades penais em todo o país. Tais cursos podem ser utilizados como remição de pena.

Atualmente o projeto Ajufe por um Mundo Melhor funciona no Rio Grande do Sul, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Paraíba , Rio Grande do Norte e agora no Mato Grosso.

Tags: