Justiça Restaurativa: chega ao fim semana de debates sobre maior acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na comunidade

    “A questão da deficiência precisa ser descortinada, pois a falta de conhecimento é um grande obstáculo para a efetiva inclusão”. Esse pensamento é fruto da semana de debates sobre a Justiça Restaurativa, promovida pela Ajufe. Entre os dias 8 e 10 de novembro, ocorreu o “Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa e Pessoas com Deficiência”, totalmente virtual e com tradução de libras.

    A coordenadora do evento, juíza federal Kátia Roncada, encerrou o encontro lembrando que foram três dias de muita emoção e aprendizado. "Foram falas muito esclarecedoras sobre o universo das pessoas com deficiência, um momento de reflexão e debates que possibilitaram a maior conscientização em se criar espaços seguros e de confiança para cada vez o Poder Judiciário possa tecer diálogos inclusivo".

    “Com base nas palestras se pode depreender como a Justiça Restaurativa possibilita o cuidado com as relações, pessoais e interpessoais, dando espaço para a pessoa com deficiência ser e existir juntamente com toda a comunidade, pela construção conjunta de significados e sentidos, mediante a assunção de responsabilidade por todos, na transformação da forma de convivência”, ressaltou Roncada.

    O último dia do seminário foi marcado pelo compartilhamento de experiências de representantes dos círculos restaurativos realizados na plenária e demonstrou a potência de transformação da Justiça Restaurativa no futuro da sociedade.

    A Ajufe contou com o apoio da Gallaudet University, da Governors State in Chicago’s Southland, do Instituto Jô Clemente e do Zehr Institute for Restorative Justice para a realização do “Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa e Pessoas com Deficiência”.

    Acesse os debates no canal da Ajufe no Youtube: https://bit.ly/3gDDuvN

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.