Justiça Federal discute o acesso à Justiça durante seminário do CNJ

A vice-presidente da AJUFE na 5ª Região e coordenadora regional da Comissão AJUFE Mulheres, Camila Pullin, participou do seminário “Democratizando o acesso à Justiça: Justiça social e o Poder Judiciário no Século XXI”, nesta segunda-feira (22).

A magistrada foi uma das palestrantes do painel “Justiça Social, Democratização do Acesso à Justiça e o Poder Judiciário no Século XXI”, que contou ainda com a participação da juíza federal Adriana Cruz e o desembargador federal e membro da Comissão AJUFE Mulheres, Roger Raupp Rios.

A vice-presidente apresentou o trabalho conduzido pela Comissão AJUFE Mulheres, a cartilha "Julgamento com perspectiva de gênero - um guia para o Direito Previdenciário", concluída no final do 2020. O documento pode ser encontrado virtualmente no site da AJUFE (https://bitly.com/345lHGS) e será lançado, oficialmente, em comemoração ao mês das mulheres, na sexta-feira (19/3), com transmissão pelo canal da AJUFE no Youtube (/tvajufe), a partir das 17h.

"Esse é um material de informação, um material para fornecer instrumentos, tanto para a magistratura, quanto para os demais autores do sistema de justiça (advogados, procuradores,...). Essa cartilha é fruto de um amadurecimento da Comissão AJUFE Mulheres, um trabalho coletivo, ao longo dos anos de sua existência quando nós sentimos a necessidade de se estabelecer parâmetros para um melhor tratamento das usuárias e usuários do Sistema de Justiça", explicou Pullin.

Durante a exposição, a juíza federal Adriana Cruz propôs uma reflexão sobre o significado em se pensar "Democracia e democratização de acesso à Justiça na perspectiva das relações raciais no Brasil". Já o desembargador Roger Raupp levou para o debate a "laicidade", um tema intrínseco à democracia e democratização.