Prêmio Innovare alerta para prazos diferenciados de inscrições

    Preenchimento do formulário no site do Innovare vai até 5 de maio, mas nova categoria CNJ/Gestão Judiciária tem prazo até 12 de abril

    As diretivas de segurança por conta da pandemia de Covid-19, causada pelo novo Coronavirus não vão alterar os prazos para inscrições para o 17º. Prêmio Innovare. No entanto, é preciso ficar atento aos prazos e processos diferenciados para inscrições, este ano.

    Candidatos com iniciativas das categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania devem inscrever-se até o dia 5 de maio no site www.premioinnovare.com.br. É preciso criar um cadastro, uma senha para acesso e preencher o formulário de inscrição com todos os dados sobre a iniciativa.

    Já para a nova categoria, CNJ/Gestão Judiciária, os interessados devem cadastrar as práticas no eixo temático “Gestão Processual” do Portal de Boas Práticas do CNJ até 12 de abril. Mas atenção: o cadastro da prática no Portal só poderá ser feito pelo representante do órgão a que o candidato pertence. Este representante deverá entrar no sistema utilizando o ícone no canto superior direito do site, com o mesmo login e senha do Sistema Corporativo do CNJ. Em seguida, deve preencher os campos solicitados no formulário eletrônico. Serão aceitas somente iniciativas que tenham sido implementadas há, no mínimo, um ano a partir da data do cadastramento.

    Entre todos os trabalhos inscritos nesta 17ª. edição será escolhida, como prática Destaque, a iniciativa que represente os melhores esforços para a Defesa da Liberdade.

    Prêmio para Gestão Processual

    categoria CNJ/Gestão Judiciária premiará a melhor iniciativa que tiver como tema a gestão do Poder Judiciário. É necessário que a prática obedeça a critérios como eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. As ações serão analisadas pela equipe técnica do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No máximo, dez práticas serão escolhidas pelo plenário do CNJ e enviadas para concorrer ao Innovare. Atenção: o prazo para inscrições no Portal de Boas Práticas do CNJ é 12 de abril.

     “O CNJ vem se dedicando a divulgar e disseminar boas práticas e por isso a parceria com o Innovare é muito coerente. Identificamos a necessidade de dar destaque à área de gestão para colaborar com o aprimoramento do Sistema Judiciário e acreditamos que isso vai estimular que os profissionais da área revelem os seus trabalhos neste sentido em todo o Brasil”, explica o diretor do Instituto Innovare, Sérgio Renault.

    Saiba mais sobre como participar do Innovare

    Práticas em andamento – É necessário que o trabalho já esteja em prática e com resultados positivos para o aprimoramento do sistema de justiça ou o atendimento à população. O Innovare não aceita inscrição de projetos ainda não executados, livros, dissertações ou outras iniciativas que não tenham sido colocadas em prática. Veja exemplos de práticas já inscritas em nosso Banco de práticas.

    Categorias - Podem se inscrever profissionais do meio jurídico em geral nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia.  Na categoria Justiça e Cidadania, também podem participar profissionais de todas as áreas do conhecimento, desde que tenham práticas relacionadas ao aprimoramento e administração do sistema de justiça e dos serviços prestados por este sistema à população. Para concorrer na categoria CNJ/Gestão Judiciário é preciso que a prática tenha sido implementada há, no mínimo, um ano a partir da data do cadastramento; já tenha sido aprovada pelo CNJ; e esteja publicada no Portal Boas Práticas do CNJ.

    Como se inscrever – Para se inscrever na categoria CNJ/Gestão Judiciária, acesse o Portal Boas Práticas do CNJ. Mas atenção: as práticas só podem ser inscritas pelo representante do órgão a que você pertence. Somente esse representante possui a senha de acesso ao sistema do Portal Boas Práticas do CNJ.

    Para realizar sua inscrição nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, entre no site do Prêmio Innovare e acesse o link que está no banner principal da capa. Depois de realizar o cadastro, responda as perguntas do formulário, detalhando as informações sobre a sua iniciativa.

    Prazos para inscrições - Para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, o prazo de inscrição no site do Prêmio Innovare vai até o dia 5 de maio. Já para a CNJ/Gestão Judiciária, a inscrição vai apenas até o dia 12 de abril e deve ser feita no próprio site do CNJ.

    Número de práticas por candidato - O objetivo do Prêmio Innovare é disseminar as boas iniciativas na área jurídica para todo o país. Quanto mais iniciativas, maiores as chances de cumprirmos o nosso papel de destacar estas práticas e estimular sua reprodução em outras regiões. Portanto, não há limite para inscrição de práticas por candidato. No entanto, serão aceitas apenas práticas que já estejam em andamento. Projetos e propostas de ação não concretizadas não podem ser inscritos.

    Critérios para escolha das melhores práticas - Escolhemos práticas que tenham eficiência, celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade (características que permitam sua replicação em outras regiões), alcance social e que tragam satisfação ao usuário final. Também observamos a abrangência territorial, ou seja, a capacidade de expansão geográfica da prática.

    Inscrição de projeto que já concorreu - Todos os anos recebemos muitas inscrições e é provável que você ainda não tenha conquistado a premiação, mas isso não significa que seu trabalho não possa ser escolhido desta vez. Sempre é tempo de concorrer.

    Formato de arquivos para inscrição – Para se inscrever no Innovare não é possível enviar arquivos de texto já formatados, com a descrição completa do seu projeto. É necessário que cada uma das perguntas do formulário de inscrição seja respondida de forma objetiva. Para enriquecer a apresentação, você pode enviar fotografias e vídeos que ilustrem sua prática e, principalmente, mostrem o trabalho em funcionamento. O ideal é que as fotos tenham resolução de 900 a 1000 pixels e cerca de 200 a 300dpi, preferencialmente em formato jpg.

    Ainda tem dúvidas?

    Pergunte em nossas redes sociais:

    Facebook: https://www.facebook.com/institutoinnovare/

    Instagram: https://www.instagram.com/premioinnovare/

    Ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     

    Sobre o Prêmio Innovare

    Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare vem trabalhando para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da justiça. Ao todo, já foram premiadas 226 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Todas as iniciativas selecionadas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare. Elas podem ser consultadas gratuitamente no site www.premioinnovare.com.br, através de buscas por palavra-chave, edição e categoria em que foram inscritas, local de origem e status (premiada, homenageada ou deferida).

    O Prêmio conta com o apoio de instituições parceiras que colaboram para a credibilidade e prestígio da premiação. Entre elas estão a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep),  Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Grupo Globo.

     

    Informações para a imprensa:

    MMCom Assessoria

    Márcia Miranda – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    (21) 99618-5751 (WhatsApp)

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.