Ajufe defende projeto de Fundo de Custas da Justiça Federal em reunião com presidente da Câmara

    O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou de reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nessa quarta-feira (29), e saiu em defesa do Projeto de Lei 7735/2017, que cria o regime de custas do Fundo Especial da Justiça Federal (FEJUFE). No encontro, Mendes destacou a necessidade de aprovação do projeto no Congresso Nacional.

    O PL 7735/2017 visa através das custas processuais, atualmente em valor irrisório, a modernização de tal ramo da justiça, em homenagem à sua independência orçamentária. Com a aprovação do projeto, a Justiça Federal poderá modernizar suas instalações, aprimorar o conhecimento técnico de seus servidores e magistrados, gerir melhor os recursos necessários para a consecução de suas atividades, tudo no intuito da melhor prestação jurisdicional ao cidadão.

    O Fejufe integrará a estrutura do Conselho da Justiça Federal, que será o responsável pela gestão e pelo rateio dos valores que custearão toda a atividade judiciária federal, inclusive os projetos e programas de ampliação, construção e reforma de prédios, por exemplo. Haverá uma Comissão Gestora composta por membros da Justiça Federal de 1º e 2º graus, em paridade, e com mandato durável por um biênio.

    “O Projeto de Lei prevê que os recursos sejam utilizados apenas para o custeio da Justiça Federal. O orçamento servirá apenas para a manutenção das próprias atividades, não para gerar caixa”, afirmou o presidente da Ajufe.

    Rodrigo Maia prometeu avaliar a questão e a viabilidade de votação do FEJUFE no Congresso Nacional. A proposta aguarda deliberação no plenário da Câmara.

    Acesse o PL 7735/2017: http://bitly.com/2uLLxki

    Veja a nota técnica da AJUFE sobre o tema: http://bitly.com/36HS24Z

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.