Ajufe participa do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário

O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou do encerramento do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, nessa terça-feira (26), em Maceió (AL). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, reuniu presidentes de tribunais, corregedores, membros de associações, entre outros. O objetivo do Encontro foi a aprovação das Metas do Poder Judiciário para 2020 e os macrodesafios do Judiciário para o período 2021-2026.

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Dias Toffoli, fez a palestra de abertura e destacou a importância de se cumprir os objetivos apresentados como novos desafios ao Poder Judiciário. Dentre eles, destaca-se a aprovação da meta nacional 9, de integrar a Agenda 2030 da ONU ao Poder Judiciário.

A noite de abertura ainda foi marcada pela entrega do Prêmio CNJ de Qualidade e exibição do vídeo de apresentação do Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. O Prêmio foi instituído para estimular os tribunais brasileiros a buscar excelência na gestão e planejamento; na organização administrativa e judiciária; na sistematização e disseminação das informações; e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional.

Nesta edição, de acordo com os organizadores, os critérios avaliados estiveram distribuídos em três eixos: Governança, Produtividade e Transparência e Informação. A premiação ocorreu nas categorias Prêmio Excelência, Prêmio Melhor do Ano 2019 e Prêmio CNJ de Qualidade.

A programação do evento contou com palestras cujos temas foram “Panorama dos Tribunais Superiores”, exposição com os resultados dos projetos ou ações realizadas no 2019. E também a realização de painéis simultâneos com a abordagem dos temas: “Automação e efetividade da prestação jurisdicional”, “Estado de coisas inconstitucional do sistema prisional: caminhos para a superação”, “Lei Geral de Proteção de Dados e sua implementação nos tribunais”, “Gestão da Saúde no Poder Judiciário” e “Sistemas de Gestão e Integração de Corregedorias e Presidências”.

Tags: