Juiz lança livro sobre a experiência federativa da primeira República

    O juiz federal Carlos Guilherme Francovich Lugones, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, convida os (as) associados (as) da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para o lançamento da obra “As Bases da Intervenção no Brasil: A Experiência da Primeira República”, de sua autoria, no dia 2 de dezembro, às 17h30, no Centro Cultural da Justiça Federal, na capital fluminense.

    Sinopse

    Com o fim da monarquia e o advento da república no Brasil, a opção pelo federalismo ensejou a adoção de vários institutos destinados a permitir a plena implantação do Estado Federal. Tomando como referência os padrões utilizados nos Estados Unidos da América e na Argentina, o Brasil desenvolveu na Primeira Republica seu modelo de federação calcando-o nas relações de poder entre a União e Estados cuja pedra de toque era o diálogo interoligárquico.

    Assim, o acordo possível para a manutenção da autonomia das unidades federativas passava pela sustentação do Poder Central através do apoio das oligarquias locais.

    Neste cenário, o instituto da intervenção federal funcionaria como instrumento jurídico fundamental para manter o equilíbrio federativo, uma vez que seria usado pela União sempre que se afigurasse necessário corrigir eventuais riscos ao modelo federativo adotado. A Constituição de 1891 dava o lastro jurídico necessário para a sua efetiva utilização, ainda que no plano doutrinário surgissem inúmeras discussões quanto ao seu alcance e na prática pudesse haver a sua administração de maneira indevida.

    Caberia, portanto, ao Poder Judiciário estabelecer seus limites, sopesando a necessidade de proteger os direitos individuais em face do mérito do ato interventivo, cujo conteúdo envolveria questão política.

    Serviço
    Lançamento da obra “As Bases da Intervenção no Brasil: A Experiência da Primeira República”
    Data: 2/12/2019
    Local: Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241, Rio de Janeiro (RJ)
    Hora: a partir das 17h30
    Vendas: http://bit.ly/348ZUvV

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.