NOTA DE REPÚDIO - Matéria veiculada na Revista Carta Capital

A AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil, entidade nacional representativa de magistradas e magistrados federais, manifesta repúdio ao teor da matéria veiculada na revista Carta Capital sob o título "Mulheres que envergonham as mulheres", que faz comentários pessoais e depreciativos sobre magistradas e outras mulheres em posições de poder.

A democracia pressupõe o escrutínio público do conteúdo das decisões judiciais, assim como prevê o manejo de recursos processuais como mecanismo para sua reforma. A democracia se enfraquece, no entanto, quando comentários depreciativos sobre a pessoa do juiz ou da juíza são utilizados como estratégia para desqualificar o conteúdo das decisões proferidas no desempenho da função jurisdicional.

A publicação apoia-se essencialmente em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam discriminações e violações de direitos das mulheres. Referências à aparência física, estado civil e sexualidade foram e ainda são utilizados para inferiorizar e intimidar mulheres nos espaços públicos.

A Ajufe tem se dedicado a debater a baixa representatividade feminina no Poder Judiciário, a procurar meios para alcançar trajetórias mais igualitárias entre homens e mulheres e a discutir todos os vieses de gênero que impedem o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Neste contexto, não aceitará a perpetuação de práticas que se atravessam no caminho da pluralidade.

Brasília, 19 de novembro de 2019.

DIRETORIA DA AJUFE

Tags: