Ajufe participa do II Fórum dos Corregedores

Começou nesta quarta-feira (09) o II Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Corregedoria Nacional de Justiça, em Brasília. Representando a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) estiveram presentes o presidente Fernando Mendes e a diretora Cristina de Albuquerque Vieira.

O encontro tem como objetivo promover discussões e apresentar soluções durante as palestras para o enfrentamento dos desafios dos corregedores estaduais, federais, militares, trabalhistas e eleitorais diante do cenário atual do Poder Judiciário. Abrindo o Fórum, o ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), lembrou a importância do trabalho desempenhado pelos corregedores.

fonacor

“O trabalho dos corregedores vai muito além da atividade disciplinar, uma vez que os corregedores também são protagonistas na gestão administrativa do Judiciário zelando pela preservação dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal”, afirmou Toffoli.

Ainda participaram da abertura o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, o Corregedor Nacional de Justiça ministro Humberto Martins, o Procurador-Geral da República Augusto Aras, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) Jayme de Oliveira, o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ministro Lelio Bentes, o conselheiro da OAB Felipe Sarmento, e o Desembargador Fernando Cerqueira Norberto, e o Desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.