Ajufe participa da abertura de congressos sobre fraternidade no STJ

O vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Newton Ramos, participou da abertura do IV Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e do I Congresso do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), nessa quarta-feira (7). Os eventos, que apresentarão estudos, experiências e propostas de como se viver a fraternidade nos Sistemas de Justiça e Ensino, acontecem até amanhã (9) no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF).

Além do vice-presidente da Ajufe, a mesa de abertura contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, do coordenador científico do encontro, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do ministro aposentado do STF José Neri da Silveira, da presidente do IEDF, Sandra Taya, do procurador de Justiça de Sergipe, Carlos Augusto Machado; e da defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis.

Na solenidade, o presidente do STJ afirmou que “o direito existe para pacificar a sociedade, e a pacificação se faz com aquilo que temos de melhor dentro de nosso coração, que é o amor. A fraternidade não é uma caridade: é algo muito mais significativo”.

45773972851 48f63675b6 k

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a abertura, a Ajufe homenageou o ministro Neri da Silveira com uma placa pelos serviços prestados à Justiça Federal. Na sequência, 80 alunos do ensino público participaram da formatura dos projetos Conhecer Direito e Falando Direito. O coordenador científico do evento, ministro Reynaldo Soares, agradeceu a organização do congresso, destacando sua importância. “A abertura foi coroada de sucesso, sob a direção do ministro Noronha e do ministro Toffoli. A fala do Ministro Neri da Silveira foi simplesmente extraordinária e a formatara dos alunos da rede pública do DF elevou o nome do nosso Tribunal da Cidadania", avaliou.

Realizados pelo STJ em parceria com o IEDF, o Grupo Internacional Comunhão e Direito (Movimento dos Focolares) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), os dois congressos reúnem estudantes, professores, magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e demais atores jurídicos.

Tags: