Lançamentos de livros marcam a programação do 2º Enajun

Acontece de 8 a 10 novembro o 2º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros. Na mesma ocasião, durante a programação do dia 9, haverá o lançamento de dois livros. Após participar do 2º painel, que irá debater “O lugar do branco nas relações raciais brasileiras”, a psicóloga Lia Vainer Schucman lançará o livro “Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor”, a obra, resultado de uma pesquisa de pós-doutoramento, faz uma análise de como famílias inter-raciais vivenciam, negociam, legitimam, constroem e desconstroem os significados da raça e, particularmente, do racismo cotidiano vivenciado pelos membros destas famílias, compreendendo assim como os estereótipos e hierarquias de raça aparecem nas dinâmicas familiares, em suas estruturações e nas experiências emocionais que mobilizam e são mobilizadas nos intercâmbios familiares.

Ainda no mesmo dia, acontece o lançamento do livro “O que é racismo estrutural?”, de autoria do jurista e filosofo Silvio Almeida. A obra traz reflexões inovadoras acerca da construção das noções de raça e racismo, englobando aspectos históricos, políticos, econômicos, sociais, jurídicos, institucionais. O livro oferece sólidos conceitos para entrever o racismo como entranhado nas relações sociais, constituindo-as no seu padrão de normalidade.

AUTORES:

Lia Vainer Schucman é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012) com estagio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Em 2014 publicou o livro Entre o Encardido o Branco e o Branquissimo: Branquitude Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo.

Natural de São Paulo, capital, Silvio de Almeida é Pós-doutor pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é advogado, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Judas Tadeu e Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). 

Confira aqui a programação do 2º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros.

Mais informações: http://www.amb.com.br/enajun/.

Tags: