II FONACRE chega ao fim com a aprovação de enunciados para aprimorar as políticas públicas regulatórias do Poder Judiciário

     O último dia do II FONACRE, promovido pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe) em Campinas (SP) desde segunda (20), foi marcado pela votação em plenária dos enunciados e recomendações discutidas pelos grupos de estudo, a fim de auxiliar na atuação dos juízes federais.

    Para a coordenadora científica do evento, a juíza federal Clara da Mota, o II FONACRE encerrou com discussões relevantes. "Aqui foi debatida uma agenda prioritária para o desenvolvimento brasileiro que é o papel do Poder Judiciário no exato equilíbrio entre a intervenção e a não-intervenção em políticas públicas regulatórias e no direito do antitruste", explicou a magistrada.

    Dentre os temas dos enunciados e das recomendações apresentados, os magistrados debateram acerca de intervenção judicial, regulação na Internet, no Setor Elétrico e no Setor de Combustíveis, de maneira que os juízes possam deferir tutelas que restabeleçam a juridicidade violada com o menor grau de impacto interventivo possível, sempre com a preocupação para as consequências políticas, econômicas e concorrenciais.

    A plenária encerrou com a aprovação de 12 enunciados e 11 recomendações.

    Ao final, a coordenadora do evento, Clara da Mota, apresentou a “Carta de Campinas”, com aprovação dos presentes.

    Leia a íntegra da Carta.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.