Ajufe participa de reunião do MCCE no último dia de registro das candidaturas     

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) participou da reunião do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), na manhã desta quarta-feira (15), data que marca o último dia para que os candidatos as eleições 2018 possam registrar os pedidos de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Por ser uma data emblemática para os próximos passos deste ano eleitoral, a pauta principal da reunião foram as eleições, com a recomendação de que os comitês em cada estado continuem atuantes e focados em vigiar os candidatos que possivelmente cometam qualquer tipo de infração eleitoral.

    Outro ponto levantado durante o encontro foi a utilização da “Sala de Democracia Digital”, onde a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) já está disponibilizando relatórios e pesquisas sobre “fake news”, comportamento dos eleitores e candidatos.

    O MCCE ainda programou para esta quarta-feira (15) o seminário “Tecnologia e Eleições: não vale tudo!”, que tem o objetivo debater e entender o uso da tecnologia durante as eleições, como os robôs, compra de votos, “fake news” e artimanhas que desequilibram o processo eleitoral.

    Outra plataforma citada, porém, a ser entregue apenas para o próximo Governo, é o portal “Unidos contra a Corrupção”, um site em que os candidatos poderão assinar um termo simbólico concordando com as medidas propostas anticorrupção, alegando ser ficha limpa e confirmando o compromisso em defesa da democracia.

    O “Unidos contra a Corrupção” possibilitará também a participação dos eleitores, tanto em conhecer os dados dos candidatos, quanto em avaliar e apontar possíveis informações falsas. A plataforma será composta pelos candidatos da Câmara e do Senado que desejem receber essa “validação” anticorrupção.

    O diretor de Assuntos Legislativos da Ajufe, Marcelo Micheloti, representou a associação durante o encontro. A próxima reunião está previamente agendada para o mês de setembro.

     

     

    Informações

    Unidos contra a Corrupção: https://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/

    Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP): http://dapp.fgv.br/   

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.