CJF lança obra sobre a importância da atuação da Justiça Federal na preservação do Cais do Valongo

Na quarta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, , a Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (ASCOM/CJF) lança o livro “Valongo: Justiça pela Memória do Cais”. A estreia será no Centro Cultural Justiça Federal (CCJ), no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 18h.

O projeto traduz, em linguagem simples, inovadora e diversa, a importância da atuação da Justiça Federal na preservação do Cais do Valongo, maior porto de desembarque de escravizadas(os) nas Américas e Patrimônio Mundial da Humanidade. A iniciativa apresenta uma perspectiva jurídica e histórica, com 12 ilustrações digitais. As imagens dão uma dimensão criativa, inovadora e diversa ao relato da obra.

Pela relevância social da memória da escravização no Brasil, o livro “Valongo: Justiça pela Memória do Cais” nos faz relembrar e refletir sobre o legado ancestral que alicerça este País e traz esperança de um futuro mais justo, igualitário e que celebra a diversidade.

O Brasil foi o país das Américas que mais recebeu africanas(os) escravizadas(os), concentrando cerca de 40% de pessoas trazidas à força para trabalharem em condições desumanas. Os mais de três séculos de escravização causaram dor e sofrimento à população africana escravizada e a suas (seus) descendentes. O período marcou, para sempre, a história do nosso País, o que torna imprescindível que a memória da escravização seja conhecida, lembrada e respeitada.

A Justiça Federal desempenha papel crucial no combate ao racismo e na busca por reparação história. O Poder Judiciário, aliado às demais instituições e à sociedade civil, é peça-chave na preservação, disseminação e manutenção da história da escravização no Brasil e no enfrentamento de suas consequências nefastas, que afetam a maioria da população brasileira até os dias atuais.

 

 


Serviço

Lançamento do livro "Valongo: Justiça pela Memória do Cais"

Data: 19 de novembro de 2025

Hora: a partir das 18h

Local: Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Tags: