Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), com o apoio da Ajufe, convida para a aula magna “Memória da Escravização: o papel da Justiça Federal para a reparação histórica”. O evento será realizado no dia 19 de novembro, às 14h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro (RJ).
As inscrições estão abertas até 14 de novembro, na página do evento no Portal do CJF.
A programação contará com as exposições da juíza federal Adriana Cruz (TRF2), do advogado Hédio Silva Jr., da professora Thula Pires (PUC-Rio) e da historiadora Ynaê Lopes dos Santos, que discutirão temas como o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, a reparação histórica e o papel da Justiça Federal nesse processo.
Na mesma data, ocorrerá o lançamento do livro e da exposição “Valongo: Justiça pela Memória do Cais”, uma produção da Assessoria de Comunicação Social do CJF (ASCOM), que reconta, de forma sintética e criativa, a trajetória de dor e resistência simbolizada pelo Cais do Valongo (maior porto escravagista das Américas e Patrimônio Mundial pela Unesco), com ênfase em decisão da Justiça Federal em prol da preservação da memória relacionada ao local.
Serviço
Memória da Escravização - o papel da Justiça Federal para a reparação histórica
Dia: 19 de novembro
Horário: a partir das 14 horas
Local: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro
Informações e inscrições: https://www.cjf.jus.br/cjf/corregedoria-da-justica-federal/centro-de-estudos-judiciarios-1/eventos/eventos-cej/2025/memoria_escravizacao