A juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara foi nomeada como nova desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A indicação, feita pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (2/6), representa um marco significativo para a Magistratura Federal.
A magistrada é a primeira desembargadora federal eleita para o TRF5 em decorrência das ações afirmativas de gênero estabelecidas pela Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca o equilíbrio de gênero nos TRFs por meio da alternância entre listas mistas e exclusivamente femininas. A juíza foi eleita pelo critério de merecimento para ocupar a vaga deixada pelo desembargador federal Sebastião Vasques, que se aposentou em janeiro deste ano.
Natural de Ipueiras (CE), Gisele Sampaio construiu uma sólida trajetória na Justiça Federal do Ceará, onde atuou como estagiária, servidora, juíza e, mais recentemente, como diretora do foro. É graduada em Direito pela UNIFOR, mestre pela UFF, com MBA pela FGV e especialização em Processo Penal. A Ajufe parabeniza a magistrada pela trajetória e pela conquista, e reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade no Judiciário Federal.
Com informações da Divisão de Comunicação Social do TRF5
Foto: JFCE