Novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região são inauguradas

Espaço leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento

 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) inaugurou, no dia 29 de fevereiro, as novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região. O espaço foi revitalizado e nomeado “Centro de Memória Desembargador Federal Sérgio Nascimento”, em homenagem ao magistrado falecido no dia 19 de fevereiro deste ano. O local se encontra no mezanino do edifício-sede, na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul.

O evento foi conduzido pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e contou com a presença do governador do estado de Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel; do presidente eleito do TRF3 para o biênio 2024-2026, desembargador federal Carlos Muta; e da procuradora-geral do Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia.

O objetivo foi preservar o acervo histórico, promovendo um ambiente acessível e inclusivo, que permita ao público conhecer ou relembrar momentos importantes da história do Tribunal, contados por meio de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.

Na ocasião, a presidente do TRF3 ressaltou a inauguração do espaço e a exposição de obras sul-mato-grossense. “Aqui a arte e a história do Tribunal estão valorizadas”, afirmou.

Para a coordenadora da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França, o sentido da memória reside no “resgaste do passado, a vivência do presente para a construção do futuro”.

 

Homenagem

O Centro de Memória leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento. O filho do magistrado, Sérgio André, mencionou como o Memorial se adequa ao trabalho desenvolvido por seu pai, que tinha muito comprometimento com a justiça social.

 

Exposição artesanato sul-mato-grossense

No evento, a presidente do TRF3, o governador e a procuradora-geral assinaram dois termos de convênio: para a cessão de obras sul-mato-grossense e para intercâmbio cultural, técnico e científico.

Para o governador, o estado e o Tribunal estreitaram relações ao longo do tempo e isso é simbolizado pela exposição. “A nossa cooperação está expressa por meio da cultura e do artesanato”.

 

Exposição Pop Rua Jud

No espaço também foi inaugurada exposição sobre o “Programa Pop Rua Jud”, com fotos que receberam um QR Code, direcionando o visitante a vídeos com depoimentos.

O Pop Rua Jud é organizado pelo TRF3, com mutirões destinados ao atendimento à população em situação de rua. Ele é realizado em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais para oferecer serviços de cidadania, como expedição de documentos, de assistência social e de saúde, além do acesso à justiça.

Em 2023, o Tribunal promoveu ações nas cidades de São Paulo, Iaras, Fernandópolis, Osasco, Sorocaba, Santos, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André, no estado de São Paulo; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3.