TRF3 inaugura novas instalações da Central de Conciliação em São Paulo

    Unidade passa a funcionar no mesmo prédio do Juizado Especial Federal, na Avenida Paulista

     

     

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, em 20/4, solenidade de inauguração das novas instalações da Central de Conciliação em São Paulo (Cecon/SP). Desde 10/4, a unidade presta atendimento na Avenida Paulista nº 1.345, 1º e 2º andares.

    Jurisdicionados, advogados e interessados que precisarem dos serviços da Cecon/SP devem comparecer ao novo endereço, que fica no mesmo prédio do Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF/SP), próximo à estação Trianon/Masp do metrô.

    A cerimônia foi conduzida pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos. A magistrada lembrou que a conciliação nasceu no JEF e destacou a evolução e o crescimento do programa no decorrer dos últimos anos.

    "Tudo isso foi construído pelos nossos servidores, juízes e juízas. A mudança de local era necessária, agora estamos com mais segurança e perto de outros fóruns, o que ajuda na melhoria da prestação jurisdicional”, pontuou.

    O coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3 (Gabcon), desembargador federal Carlos Muta, ressaltou a proximidade entre as atividades desenvolvidas pelo JEF e pela Cecon.

    “Estar perto do Juizado é criar um ambiente de interação, trazer para a Justiça Federal o verdadeiro fórum social e proporcionar Justiça às pessoas que estão à margem da sociedade. A experiência da conciliação é transformadora, o caminho mais curto entre a instituição judiciária e a população”, destacou.

    Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargadora federal Daldice Santana, precursora da conciliação nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os Juizados inspiraram o programa de solução consensual de conflitos. “Na Justiça Federal não se pode falar de conciliação sem a visão inspiradora trazida pelo JEF”, disse.

    O diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo (SJSP), juiz federal Márcio Ferro Catapani, explicou que a mudança representa uma readequação das estruturas físicas e o reflexo das novas formas de desempenhar as atividades, como teletrabalho e o processo eletrônico.

    “Precisamos de instalações que permitam aos servidores e usuários do sistema de Justiça trabalharem em um ambiente favorável à conciliação.”

    A Cecon ocupa dois andares do prédio e conta com setor de atendimento, salas de audiência, secretaria e brinquedoteca.

    A coordenadora da Cecon/SP, juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, enfatizou que a unidade possui espaço amplo e instalações adequadas. “Estamos acompanhando os novos tempos, em uma casa moderna, com espírito novo.”

    A advogada Fernanda Tartuce Silva, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (OAB/SP), parabenizou a inauguração do novo espaço e o trabalho conciliatório desenvolvido pela Justiça Federal da 3ª Região.

    “Ainda estamos em fase de educação sobre os meios consensuais. A advocacia tem o compromisso de identificar esses mecanismos como formas proveitosas de entregar às pessoas a possibilidade mais eficiente e satisfatória, com a devida inclusão”, frisou.

    O evento contou com a presença de magistrados, servidores, representantes de órgãos públicos e instituições parceiras da conciliação.

    A Cecon/SP também está com novos números de telefone.

     

     

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.