Justiça Federal de MG autoriza compra de ventiladores pulmonares com recursos de ação contra a Samarco

O juiz federal Mário de Paula Franco Júnior autorizou que o Estado mineiro compre 747 ventiladores pulmonares para o combate à pandemia do novo coronavírus. O valor da compra, orçada em R$ 44 milhões, é resultado de recursos depositados em juízo pela mineradora Samarco a título de garantia como compensação pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015. 

A medida judicial foi deferida em ação movida pela Advocacia Geral do Estado (AGE-MG), com participação do Ministério Público e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Entrega dos equipamentos - Nesta terça-feira (16/6), o juiz federal Mário de Paula participou da solenidade de entrega de parte dos equipamentos e destacou a importância da medida.

“No âmbito do processo da Samarco, do desastre de Mariana, nós conseguimos fazer com que esse desastre, que tanto sofrimento e tanta dor causou, pudesse se reverter em alguma medida de interesse público. A entrega desses ventiladores pulmonares é algo que, absolutamente, nos enche de orgulho. A Justiça Federal sempre estará ao lado do interesse público, de Minas Gerais e ao lado do povo mineiro”, frisou o juiz federal, que também é delegado da Ajufe em Minas Gerais.