Nota de pesar – Hugo de Brito Machado

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) comunica, com profundo pesar, o falecimento do desembargador federal emérito Hugo de Brito Machado, ocorrido na noite do último sábado (15/4).

O velório ocorre neste domingo (16/4), na Funerária Ternura, em Fortaleza. A missa será no mesmo local, às 15h30, e o sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Paz, às 17h.

Hugo Machado era natural de Piracuruca, no Piauí. Foi professor e procurador da República. Ingressou na Justiça Federal em 13 de setembro de 1974, atuando como juiz federal nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas.

No TRF5, ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da Corte, sendo a última função exercida entre os anos de 1991 e 1992. Seu legado inclui a autoria de diversos livros, entre eles “Imposto de Circulação de Mercadorias”, “Curso de Direito Tributário” e “Mandado de Segurança em Matéria Tributária”.

Com mais de 40 edições, seu livro Curso de Direito Tributário (Malheiros Editores) é considerado uma das principais obras do ramo no país.

A Ajufe lamenta a perda e manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares.

Tags: