NOTA EM DEFESA DA MAGISTRATURA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    A Associação dos Juízes Federais (Ajufe), entidade representativa da magistratura federal brasileira, no ensejo da abertura do Ano Judiciário, vem a público renovar seu apoio irrestrito ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a todos os órgãos do Poder Judiciário Nacional. Desde sua fundação, em 1808, a Suprema Corte tem exercido papel fundamental na defesa dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, tendo como eixo central garantir aos cidadãos brasileiros o livre acesso à justiça, missão que a atual composição da Corte tem cumprido de maneira firme e segura.

    É notório que o artigo 5º, inciso IV, da Carta Constitucional dispõe sobre a manifestação do pensamento e a liberdade de expressão, balizadores que permitem um debate plural dentro de uma democracia. Entretanto, ataques violentos que buscam pôr em risco a democracia devem ser combatidos com veemência e com todo o rigor da lei. Em nenhuma hipótese, as liberdades de expressão e de pensamento podem servir para o cometimento de crimes e atos que atentem contra a democracia e a própria liberdade.

    Os últimos acontecimentos registrados no país, como os atos violentos e criminosos de 8 de janeiro, reacenderam a discussão sobre a necessidade urgente de reforço do fortalecimento entre os Poderes, o que, sem dúvidas, resultará em uma união nacional e no robustecimento do regime democrático. Todavia, é importante ressaltar que isso apenas será possível através do constante fortalecimento do Supremo Tribunal Federal e da magistratura, para que assim possam exercer as suas competências constitucionais de forma adequada e segura, ponto central do Estado Democrático de Direito.

    A Ajufe confia, assim, no avanço da sociedade brasileira nesse exato sentido, fortalecendo-se as instituições democráticas e, por consequência, o nosso País.

     

     

    Brasília, 1º de fevereiro de 2023.

    Diretoria da Ajufe

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.