Juízes federais defendem urnas e TSE após fala de Bolsonaro

    Presidente da República acusa tribunal de atentar contra a democracia e volta a falar em falhas nas urnas eletrônicas

     

    A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) defendeu na 2ª feira (18.jul.2022) as urnas eletrônicas. Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (PL), a associação criticou declarações que puseram em xeque a segurança do processo eleitoral brasileiro. Eis a íntegra (133 KB) da nota divulgada pela Ajufe.

    De acordo com a associação de juízes, o tribunal vem cumprindo o seu papel “de forma absolutamente republicana e eficiente ao longo dos anos”. Citou como exemplo a implantação das urnas eletrônicas, “que garantem a mais absoluta legitimidade da vontade popular, sem qualquer indício efetivo de irregularidades”.

    Os juízes também manifestaram “irrestrito apoio” ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e aos ministros, alvos frequentes do presidente.

    BOLSONARO VOLTA A FALAR EM FRAUDE

    Na 2ª feira (18.jul), durante encontro com embaixadores em Brasília, o chefe do Executivo disse ser o TSE que atenta “contra as eleições e a democracia”, acusações atribuídas a ele. Falou em vulnerabilidades nas urnas eletrônicas e de suposto ataque hacker.

    Logo depois das declarações de Bolsonaro, o presidente do tribunal eleitoral, Edson Fachin, afirmou que uma “personalidade pública importante” divulgou “inverdades” sobre as eleições, também sem mencionar o presidente.

    Em 13 de julho, o TCU (Tribunal de Contas da União) validou pela 3ª vez a segurança das urnas eletrônicas.

     

     


     Texto original do Poder 360.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.