Entidades contestam STF e defendem atuação de juízes federais e do MP na Justiça Eleitoral

     

    Por Jovem Pan 27/03/2019 06h52

    Entidades defendem a atuação de juízes federais e do Ministério Público na Justiça Eleitoral. A manifestação ocorre após o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a competência para julgar crimes ligados a delitos eleitorais.

    No começo da semana, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou um pedido para que os magistrados atuem em casos conexos nas duas esferas do Judiciário: “a minha proposta é de que o juiz federal tenha juridição eleitoral plena, mas deste modo, os processos conexos que seguiriam para juiz de Direito com função eleitoral permaneceriam nas varas federais que passariam a ter atribuição eleitoral”.

    Seguindo a linha de Dodge, a Associação dos Juízes Federais do Brasil defendeu uma alteração legislativa que preserve a competência dos magistrados para julgamentos de crimes comuns ligados aos delitos eleitorais.

    O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, esclareceu que a entidade quer contribuir com um reforço estrutural: “ocorre que muitos crimes conexos são crimes de competência da Justiça Federal. Se a Justiça Eleitoral passará a julgar esses crimes, é natural que juízes federais também possam atuar na Justiça Eleitoral”.

    Em nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República também defendeu o reconhecimento da igualdade de condições entre os juízes federais e estaduais para a jurisdição eleitoral de primeiro grau.

     

     

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.