Enunciado nº 111

    É ônus do requerente demonstrar a licitude dos bens constritos para fim de liberação.

    Enunciado nº 110

    A liberação de até 20% dos bens bloqueados para fins de pagamento de honorários, prevista no artigo 24-A DA LEI No 8.906/94, não alcança os valores e bens sujeitos ao perdimento.

    Enunciado nº 109

    É possível aplicar a alienação antecipada prevista no art. 144-A do CPP aos criptoativos.

    Enunciado nº 108

    O exercício da precedência no acesso e na guarda dos vestígios relacionados a ocorrências aeronáuticas (art. 88-C do CBA) da Autoridade de Investigação Sipaer deve ocorrer sob os princípios da integridade e rastreabilidade da cadeia de custódia previstos no código de processo penal.

    Enunciado nº 107

    O prazo da prescrição da pretensão executória somente se inicia após o trânsito em julgado da sentença condenatória para ambas as partes.

    Enunciado nº 106

    Por ocasião do oferecimento da denúncia, cabe ao MP demonstrar que promoveu a notificação do Investigado da recusa da propositura do ANPP para fins de aplicação do artigo 28 – A, inciso 14 do CPP.

    Enunciado nº 104

    É atribuição do MP a localização e intimação prévia do investigado para fins de propositura de ANPP.

    Enunciado nº 103

    Na hipótese do artigo 310 do CPP, não há ilegalidade na decretação da prisão preventiva decorrente do flagrante, quando requerida medida cautelar diversa pela MPF.

    Enunciado nº 102

    É dispensável a realização da audiência de custódia quando o juiz determinar a imediata restituição da liberdade do preso.

    Enunciado nº 101

    É admitida a realização de audiência de custódia por videoconferência, notadamente quando o preso estiver custodiado em local diverso da sede do Juízo.

    Enunciado nº 100

    Não há nulidade na realização da audiência de custodia por videoconferência, salvo comprovação de efetivo prejuízo.

    Enunciado nº 99

    Não implica bis in idem a aplicação da continuidade delitiva (art. 71 do CPB), após a aplicação da causa de aumento prevista no art. 12, I, da Lei n. 8.137/90, ainda que o valor individual da sonegação em cada competência ou exercício financeiro, seja inferior a 1 milhão de reais.

    Enunciado nº 98

    Havendo garantia do crédito tributário, mediante depósito integral e em dinheiro, na seara cível, é cabível a extinção da ação penal, por ausência de interesse processual

    Enunciado nº 97

    Esgotadas as instâncias ordinárias, não há distinção quanto à possibilidade de execução de penas privativas de liberdade e penas restritivas de direitos.

    Enunciado nº 96

    Esgotadas as instâncias ordinárias, inicia-se a prescrição da pretensão executória estatal.  (CANCELADO no VIII Fonacrim)

    Enunciado nº 95

    No caso dos crimes tributários alcançados pela súmula vinculante nº 24, a prescrição tem início com a constituição definitiva do crédito (Enunciado 2 aprovado no III FONACRIM, renumerado no IV FONACRIM).

    PROPOSTA: ENUNCIADO Nº 37 – Manter na redação atual.

    Enunciado nº 94

    Não se aplica o princípio da insignificância aos crimes tributários cometidos mediante fraude (Enunciado 8 aprovado no II FONACRIM, renumerado no IV FONACRIM). *Aprovada a revogação*

    PROPOSTA: ENUNCIADO Nº 32 – Revogado (por unanimidade).

    Enunciado nº 93

    O Juízo Criminal não é a instância adequada para analisar a validade do lançamento tributário, o que deve ser discutido no Juízo Cível ou na esfera administrativa.

    Página 1 de 6

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.