Nesta quinta-feira (10/7), foi indicada a procuradora Marluce Caldas para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e os(as) juristas Estela Aranha e Floriano Marques para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foi o responsável pela definição dos nomes.
A Ajufe parabeniza os(as) indicados(as) e reconhece a trajetória de compromisso com o Direito e com o serviço público ao longo de suas carreiras.
Conheça os(as) indicados(as):
Marluce Caldas – Natural de Alagoas, Marluce é formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integra o Ministério Público estadual desde 1986. Atuou como promotora de Justiça em diversas comarcas, incluindo União dos Palmares, Maravilha, Flexeiras e Maceió. Na capital alagoana, trabalhou nas áreas da Infância e Juventude, Execução Penal e Trânsito. Foi a primeira mulher a participar de um júri popular em Maceió e, em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora. Marluce deve ocupar a vaga deixada pela ministra Laurita Vaz, aposentada em outubro de 2023.
Estela Aranha – Graduada em Direito pela USP (1999) e mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Estela foi secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e atualmente é assessora da ministra Cármen Lúcia. Sua indicação ao TSE ocorreu a partir de uma lista composta exclusivamente por mulheres, organizada pela própria ministra como parte de sua gestão no tribunal.
Floriano Marques – Doutor e livre-docente em Direito Público pela Universidade de São Paulo (USP), Floriano é formado pela Faculdade de Direito da USP (FDUSP). Integra o TSE desde 2023 e, com a nova indicação, será reconduzido ao cargo de ministro titular da Corte Eleitoral.