Alunos da rede pública de ensino de Cáceres (MT) têm a primeira aula do projeto “Falando Direito com a AJUFE” ministrada em escolas da zona rural

Alunos da Escola Buriti, localizada no Distrito de Nossa Senhora Aparecida, zona rural de Cáceres/ Mato Grosso, participaram da primeira aula do projeto “Falando Direito com a AJUFE” em 2023. A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), a Câmara Municipal e a prefeitura de Cáceres, e tem como objetivo levar noções de cidadania e direito às crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou da abertura do evento de forma virtual, recepcionando os alunos e ressaltando a importância das discussões sobre as temáticas das aulas na adolescência. 

O ministro do STJ, Reynaldo Soares, também participou virtualmente da inauguração do projeto e destacou a importância do tema. “Esse é um momento muito importante porque todos nós somos sujeitos de direitos e deveres e precisamos conhecê-los. Então, nada melhor do que um projeto como esse, com juízes e juízas federais junto ao instituto, trazendo esse questionamento e reflexões aos alunos e alunas de Cáceres”, destacou.

A secretária-geral e diretora de prerrogativas da Ajufe, Ana Lya Ferraz, conduziu a primeira palestra aos alunos do oitavo e nono ano da escola, apresentando conceitos de cidadania e cidadania digital, e ressaltando a importância do respeito, empatia e responsabilidade nas relações sociais e virtuais.

359D41F9 BD21 4855 BA99 5C2849795F3F

O “Falando Direito com a AJUFE” em Cáceres se estenderá até novembro deste ano com 12 aulas, totalizando 20 horas aula. Ao final do curso, um aluno representante da turma irá até Brasília (DF) para participar da formatura no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com os demais alunos do “Falando Direito” ministrado na capital federal.

O projeto - Dentre outros objetivos, o “Falando Direito” estimula a prática cidadã por meio de palestras que envolvem temas como a Lei Maria da Penha, drogas, inclusão social, meio ambiente, cidadania,democracia, cidadania digital, dentre outros. O objetivo dos organizadores é expandir o projeto e qualificar alunos da rede pública de ensino através das aulas temáticas ministradas.

Tags: