Ação que discute a criação dos quatro novos TRFs é liberada para julgamento no STF

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, comemorou, nesta sexta-feira (18), a liberação da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.017, que discute a criação dos novos quatro tribunais regionais federais, para julgamento no plenário do Supremo Tribunal Federal. O pedido de pauta foi feito pelo ministro Luiz Fux. A partir de agora, caberá à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidir sobre a inclusão do processo na pauta.

    “Sempre defendemos a constitucionalidade da Emenda 73 e com o pedido de pauta pelo ministro Fux, ficamos esperançosos que a justiça seja feita em prol dos jurisdicionados, esses os grandes beneficiários de uma prestação jurisdicional célere”, avaliou o presidente da Ajufe.

    A formação dos novos quatro TRFs, aprovada pela Emenda Constitucional 73, foi suspensa desde julho de 2013, após liminar concedida pelo então presidente do STF, Joaquim Barbosa. Desde então, a Ajufe tem atuado com diversas manifestações no sentido de que o processo fosse incluído em pauta com urgência.

    “A Ajufe tem lutado desde a concessão da liminar suspendendo a instalação dos novos tribunais pela resolução do mérito da ADI 5017 pelo plenário do Supremo Tribunal Federal”, explicou o presidente Roberto Veloso.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.