FONACRIM

    Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais

    II Fonacrim

    São Paulo (SP) - Agosto 2013 

    Carta de São Paulo, 16 de agosto de 2013

     

    Os Juizados Especiais Federais com mais de sete anos de existência reformularam o modo de atuação jurisdicional da Justiça Federal, ampliaram e facilitaram o acesso à Justiça. Desde a sua criação já viabilizaram o pagamento de mais de 17 bilhões de Reais a mais de 4 milhões de pessoas, sobretudo das camadas menos favorecidas da população.

    Conquanto a consolidação desse modelo informal e eficaz de Justiça há uma preocupação iminente com a consolidação e o melhor funcionamento das Turmas Recursais.

    Diante disso, manifestam-se pela destinação imediata dos dez por cento dos cargos e funções de servidores para melhor estruturação das Turmas Recursais, nos termos da Lei n°. 12.011/2009. 

    Também reiteram a necessidade de que os juízes federais atuantes na Turma Recursal sejam afastados da sua jurisdição na Vara de Origem.

    Manifestam-se pelo fomento da conciliação, tanto nas Varas, quanto nas Turmas Recursais, como forma de solução eficaz da pletora de litígios, uma vez que os membros da Advocacia Geral da União estão legalmente autorizados a realizar transações independentemente de autorização administrativa superior prévia.

    Manifestam-se pelo aumento dos poderes instrutórios e o fomento ao uso das tecnologias disponíveis aos Juízes das Turmas Recursais, a fim de melhor aplicação da Justiça.

    Assim, os participantes do II FONACRIM aprovam a presente CARTA e seu anexo contendo os enunciados e recomendações, que serão enviados ao Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal, aos Tribunais Regionais Federais, às Coordenadorias dos Juizados Especiais Federais.

    Foi decidido que o III Fórum Nacional de Juízes Federais Criminais - FONACRIM será realizado na 2ª Região.

     

    .

    Previous Next

    Acesse o conteúdo das edições anteriores


    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.